segunda-feira, 2 de março de 2015

VEDAS E AYURVEDA

          É dito: "Anantho vai Vedaah" -  Os Vedas são infinitos! 
   E, de fato, os Vedas, mesmo sendo as mais antigas escrituras da humanidade, transcendem a sua própria transcrição, sendo considerados como eternos (Saanathana).
   Veda é uma palavra que deriva da raiz Vid, que compõe a palavra Vidya, significando "sabedoria", "conhecimento", ou mesmo "ciência". É importante frisar que não se tratam os Vedas de "escrituras indianas", pois, na verdade, são escrituras universais e tratam do ser Humano, da origem do universo e do conhecimento da vida.
   Os vastíssimos ensinamentos vedicos, antes transmitidos por via oral, em sistema de Gurukul (antigo sistema "escolar", onde o professor era na verdade um mestre espiritual, e o aluno, um discípulo) foram compilados/editados pelo sábio Vyasa, que os dividiu em 4 sessões: Rig, Sama, Yajur, Atharva.



   Sessões específicas dos Vedas tratam de assuntos tais como:

- Ayur-veda: Saúde
- Dhanur-veda: Artes marciais
- Sthapatya-veda ou Vastu: Arquitetura
- Gandharva-veda: Música, poesia e dança
- Jyotisha: Astrologia
- Kalpa: Regras dos rituais
- Shiksha: Pronúncia
- Vyakarana: Gramática
- Nirukta: Etmologia
- Chandas: Métrica 

 
 

 
     Ayur (vida), Veda (conhecimento), pode ser traduzido como "Ciência da Vida", da "Manutenção da Vida" e do "Correto Viver". Todas as terapias ayurvédicas seguem a mesma lógica de equilíbrio dos cinco elementos, buscando a manutenção, prevenção e recuperação da saúde. 
     Cada ser vivo (e também cada coisa) é uma manifestação da interação desses elementos. Assim, cada um de nós possui uma constituição natural, relacionada a esses elementos. A essa constituição chamamos de "Prakritti-Dosha'' (constituição de nascimento). Ao desequilíbrio desses humores (ar, fogo e água) dá-se o nome de "Vikritti- Dosha" (desequilíbrio atual). Nos textos clássicos da ayurveda, a palavra "dosha" pode significar "impureza, aquilo que traz desequilíbrio", ou "energia de constituição, relacionada aos elementos".
  

     
        

     
    Os que são mais "aéreos", intelectuais, mentais, dinâmicos, de rápida conexão de ideias, e, normalmente, de constituição física frágil, são passoas ligadas aos elementos Ar e Éter (Espaço) - No Sânscrito: VATA.
    Os de ímpeto firme, líderes natos, com inteligência racional e de constituição fisica mediana, são os conectados ao Fogo e à Água.  PITTA.
    Já os mais emotivos, amigáveis e amorosos, e de constituição física mais estruturada são os ligados aos elementos Àgua e Terra. KAPHA.


    A próxima postagem será exclusivamente sobre Ayurveda e os doshas (biotipos)  e algumas formas de equilibra-las. 
  E você sabe qual é o seu dosha de constituição? E sabe como se manter em equilíbrio?
     
      Paulo Thiago Moura
(Ayurveda e Terapias Complementares)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário